segunda-feira, setembro 10, 2007

A tragédia que é ser Ronaldinho num Mundo-Dunga

Ronaldinho é um gênio. Se você não acha isso, azar o seu. Vejo como ele é criticado, chamado de pipoqueiro e me lembro de um personagem do filme "Pequena Miss Sunshine". No longa, há uma família adoravelmente problemática cujo pai tem um discurso de "seja um vencedor" e se não for, é um fracassado maldito... é mais ou menos isso o que ele diz para a pequena filha. O Ronaldinho é notoriamente craque, faz de tudo com a bola, mas ainda assim é visto com receio e até raiva pelos idiotas brasileiros da objetividade. "Ele nunca jogou nada na seleção". "Treme em jogo decisivo". Mentira! O cara já jogou bem no Brasil, foi decisivo contra a Inglaterra em 2002 e às vezes dá show. Mas gênio não brilha toda hora. Aí implicam com as "firulas" dele? Porquê exigir mediocridade dos gênios? Porquê desvalorizar quem é bom demais só porque não consegue sempre ótimos resultados? A desculpa é a falta de regularidade. Então bota gente mediana pra compensar. Bullshit! Cada vez mais me parece que a Dunganização toma conta do país. Gente talentosa? Nada! Dá trabalho. Vamos arrumar acéfalos cumpridores de ordem, gente sem senso crítico, vamos estar otimizando gastos e idéias, estar maximizando lucros, vamos estar jogando com quatro volantes e o Júlio Baptista armando o time! Aí se não estivermos sendo capazes de vencer a Argentina, estaremos dizendo que o trabalho está sendo bem-feito e não merecemos crítica. Então livramo-nos dos Ronaldinhos e nos cercamos de Gilbertos Silvas, chefes-dungas e gerundismo (só pra dar aquele charme, sabe?). Escrevemos um livro sobre criar equipes vitoriosas, renovamos nossa assinatura da Você S.A e execramos todo e qualquer craque como Zico, por exemplo. Afinal, o que ele ganhou pelo Brasil? Isto é gestão de resultados, estúpido. Isso é o tal do patriotismo. Ah, aproveite o clichê e vá odiar argentinos por aí. Ou americanos. Nós nunca somos culpados por nada.

12 comentários:

Dani disse...

Não sei o que comentar.
Mas sei dizer que concordo com tudo que escreveu, aliás, mto bem escrito diga-se de passagem!!
é um orgulho mesmo, vixiiiiiiii!!!!

Sall disse...

Salve, Rodrigone!
Mandou bem, vou pensar duas vezes antes de dizer que o Ronaldinho não faz nada na seleção...rs, o cara realmente é gênio, e não precisa ser 100% do tempo, bastam alguns lances. Os medianos realmente não entendem...rs.
Grande abraço!
Sall

Raquel disse...

Tudo bem que li o texto todo achando que vc estava falando do Ronaldinho, Ronaldo...
Masss, tudo bem, tbm não vou comentar pq não entendo nada disso. Mas ouvi uma conversa no programa de TV hoje, sobre o Rogério não ser goleiro da seleção... Cê tá revoltado, amigo? hahahha
beijão!

Synth disse...

hahahahhaahah adorei o texto, porém, sim sou patriota, e não, não odeio argentinos nem americanos nem porra alguma. Ser patriota é uma coisa, ser idiota, ir pela "massa" é outra BEM diferente.

Chapolim disse...

Pega leve meu...

Chapolim disse...

A propósito... vc ainda tá pegando a Juliana Paes?

Ferdi disse...

Aí, eu particularmente acho esses ronaldos, o gaúcho e o gordo, dois chatos mimados e cheios de dinheiro que, quando estão muito entediados, jogam uma bolinha. E o bom-moço Kaká, então? Com essa história de casar virgem? Fala sério. O futebol virou o playground da joint-venture entre o showbizz e a igreja do Edir Macedo.

Don Rodrigone disse...

bom, eu tentei tratar de um Dunga metafísico... espero que essa universalidade ronaldistica esteja clara e tal... =P
senão falhei como comunicador... =(

Don Rodrigone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel disse...

má que petáááculo!

Rafael Fidelis disse...

Ronaldinho eh craque!
Bill tb!:D
Pra mim um cara que foi 2 vezes o melhor do mundo,alguma coisa ele deve ter feito!

Rodrigone,vc podia falar sobre o futebol feminino,poxa as mulheres estao dando um show lah na china!:D

Abraços!

Chapolim disse...

Tudo vai se resolver quando o Dunga convocar o Lúpulo...